O salto tandem é a forma de apropriar-se do prazer da queda livre e do voo de paraquedas sem ter que se preocupar com segurança ou técnica. Você realiza seu salto firmemente preso a um paraquedista profissional.
Instruções
Minutos antes do salto é explicado qual equipamento será utilizado, o percurso geral do salto, as diferentes posições que deverá ser adotada durante voo, bem como alguns conselhos para viver esta experiência com toda a serenidade.
O embarque no avião e a altitude na subida
Você será acompanhado até o ponto de embarque. Fique ao lado do seu instrutor, ele lhe dirá quando embarcar e onde sentar no avião.
A subida aos 4000 metros demora cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, você poderá apreciar a paisagem e revisar com seu instrutor os pontos principais da saída do avião e da fase de queda livre.
A porta da aeronave se abre, o instrutor faz a última revisão conferindo se todas as alças estão no lugar, se os mosquetões e os grampos estão em ordem. Ele te instala na porta e você vai embora.
A velocidade da queda livre e o voar como pássaro
A queda livre dura aproximadamente 45 segundos a uma velocidade em torno de 200 km/h, até a abertura do paraquedas a 6.000 pés de altura.
O paraquedas está aberto.
Você pode apreciar a paisagem enquanto voa por cerca de 5 a 6 minutos.
Dependendo da escola e do instrutor manobras podem ser realizadas, e você poderá se divertir pilotando o paraquedas em algum momento. Mas tudo isso é previamente combinado antes do salto.
Do pouso ao risco de você gostar muito
O pouso é o último passo do seu salto, siga as instruções do seu instrutor para pousar com segurança ao retornar à terra firme.
O salto duplo é um salto de paraquedas ao alcance de todos!
Não existe uma idade especifica para saltar de quase 4000 metros em queda livre.
Após um briefing em terra de cerca de um quarto de hora, embarcamos com nosso instrutor para a subida ao avião. Durante estes 15 minutos de caminhada, é possível desfrutar plenamente da paisagem, que vista do céu, é magnífica (ver Onde fazer paraquedismo em Marselha?). A subida é também uma oportunidade para relembrar o percurso do salto.
A 4000 METROS: abrindo a porta, até 50 segundos de deslizamento e pura felicidade, o medo desapareceu! 1500 metros, o pára-quedas se abre para permitir que nosso parceiro caminhe sob a vela. O aluno também pode, se desejar, assumir os comandos e descobrir as noções de pilotagem.
Escolhendo a melhor forma de experimentar o paraquedismo
A queda livre permite descobrir sensações que não existem na terra: uma mistura de deslizamento e prazer, tudo isso em paisagens grandiosas! A 4000 metros, desprovidos de marcos verticais, não se tem a sensação de cair, mas sim de voar. Uma vez pela porta do avião, a apreensão desaparece para dar lugar a uma verdadeira sensação de liberdade e sensações de deslizamento que não encontramos em nenhum outro lugar!
Salto duplo de paraquedas
O Batismo de Salto de Paraquedas Tandem é a solução mais acessível para descobrir a queda livre. Equipado com um paraquedas de dois lugares, o instrutor o levará a 4000 metros após apenas 15 minutos de briefing. Acessível a partir dos 15 anos, as sensações são garantidas! Com 50 segundos de queda livre a mais de 200km/h, o monitor gerencia a estabilidade e a segurança, permitindo que você aproveite o salto 100%. Uma vez que o paraquedas estiver aberto, você terá a oportunidade de assumir os controles e descobrir as primeiras noções de pilotagem. O instrutor irá levá-los para garantir um pouso suave e seguro. Meio dia é mais do que suficiente para fazer o salto tandem. Por outro lado, não permite que você aprenda a cair sozinho.
Qual o percurso do salto
Você chegará no dia combinado à zona de lançamento, onde será colocado em contato com seu instrutor. Depois de concluir os procedimentos administrativos, seu instrutor fornecerá um resumo completo do salto duplo por 15 minutos.
Quando for a hora certa, seu instrutor lhe dará um arnês especialmente projetado para ser preso por quatro pontos de ancoragem na frente do equipamento do instrutor. Cada ponto de ancoragem pode suportar 1 tonelada!
Em seguida, você embarcará no avião que o levará a 4000 metros em cerca de vinte minutos. Chegado a 4000 metros, você terá lugar na porta do avião e saltará por cinquenta segundos de queda livre.
Para guardar uma lembrança dessa experiência inesquecível, você pode fazer o vídeo do seu salto como opção . Um videoman profissional irá acompanhá-lo para filmar todas as etapas do seu salto, desde o seu equipamento no solo até a aterrissagem.
A sensação do salto duplo
O paraquedismo tandem é uma sensação única de queda livre em velocidades superiores a 200 km/h, vistas incríveis e de tirar o fôlego, muita diversão e uma mega dose de pura adrenalina! Tudo isso agora ao seu alcance! Graças à alta qualificação e ampla experiência de nossos instrutores, você pode sentir essa sensação incomum em sua própria pele de maneira fácil, segura e agradável
O salto duplo é seguro?
Um piloto duplo é um instrutor profissional de paraquedismo. Saltar com essa pessoa em um arnês garante a segurança adequada, o curso correto de todo o voo e o pouso seguro.
“Um tandem é equipado com 2 velas, uma vela principal e uma vela de emergência, e uma ativação automática da vela de emergência a uma certa altura caso o paraquedas principal não seja aberto antes. Isso aumenta ainda mais a segurança do salto tandem”.
O paraquedismo tandem requer equipamentos de alta qualidade de empresas conceituadas, adequados para saltos tandem. Este equipamento é totalmente seguro para ambos os participantes no salto, tanto para o piloto duplo como para o passageiro.
O que devo saber antes de saltar de paraquedas?
No local, pouco antes do salto, você receberá treinamento especializado em solo e aprenderá as regras do salto. Você aprenderá passo a passo como funciona o salto tandem. Como se comportar lá em cima, posicionar seu corpo, quando fechar os olhos e quando abri-los. Portanto, não há medo de que no ar surja uma situação para a qual você não esteja preparado.
Você terá a chance de acessar diretamente a queda livre do seu primeiro salto duplo! Preso por um cinto confortável e seguro ao seu mestre tandem, você poderá aproveitar ao máximo sua experiência de salto de paraquedas, pois é o instrutor que cuida das diferentes etapas do salto. Treinamento específico será oferecido a você com antecedência. Você então se lançará no vazio a uma velocidade impressionante de 200 km/h . O instrutor acionará a abertura do paraquedas duplo a 5.000 pés de altitude. A descida sob o dossel durará 5 minutos e terminará com um pouso suave.
Como funcionam as opções de foto e vídeo?
Na maioria ou em todas as dropzones, é possível pedir para filmar seu salto duplo ou tirar fotos durante a queda livre. Dependendo dos centros, regulamentos e países, existem dois tipos de serviços de foto/vídeo:
O serviço de foto/vídeo realizado por um videasta pára-quedista: trata-se de um pára-quedista experiente especialmente treinado para filmar você durante o salto. Ele pulará com você do avião e circulará ao seu redor para tirar as melhores imagens possíveis de sua queda livre. Depois que o instrutor duplo abrir seu pára-quedas, ele se separará e abrirá seu próprio pára-quedas fora do caminho. Ele pousará rapidamente para que você possa filmar seu próprio pouso. O custo de um serviço externo por um videoman é geralmente mais alto do que um vídeo on-board (você tem que pagar o salto de paraquedas do videoman assim como seu serviço), mas os vídeos e imagens produzidos geralmente são de melhor qualidade, pois são produzidos em um “externo” para o salto.
O serviço de foto/vídeo a bordo: neste caso mais raro, é o seu instrutor duplo que usará uma câmera tipo gopro no pulso e filmará toda a sua queda livre. a desvantagem é que as fotos são menos variadas e menos impressionantes, já que você não tem uma visão externa do paraquedismo. A vantagem é que você terá imagens da parte do salto que acontece “sob a copa”, ou seja, com o paraquedas aberto.
Em qualquer caso, é altamente recomendável tomar essas opções. As imagens permitirão que você reviva seu salto de paraquedas e compartilhe essas emoções com seus entes queridos que permaneceram no chão. Eles vão fazer uma grande lembrança!
Após as apresentações administrativas, você será direcionado ao hangar e apoiado pelo seu instrutor ou monitor que permanecerá no solo. Isso lhe dará um breve treinamento de quinze minutos (o briefing tandem) cobrindo as diferentes etapas do salto, bem como as quatro instruções sobre as posições de segurança que descrevemos acima. Essa também será a hora de fazer as perguntas que te incomodam!
Após este briefing, o instrutor tandem lhe dará seu arnês tandem. É um arnês simples, mas confortável, que leva as coxas, a pélvis e os ombros. Seu arnês duplo será conectado ao pára-quedas ao entrar no avião (é mais fácil se mover no chão dessa maneira!)
Após o briefing e o equipamento, é preciso ter paciência porque muitas vezes (mas nem sempre) há espera, geralmente por motivos climáticos.
Você precisa de uma boa visibilidade para saltar e como pode haver até 150 saltos duplos por dia em belos dias de verão nos maiores centros, um período nublado muito baixo pode causar atrasos! Planeje passar meio dia na dropzone . É também uma oportunidade de absorver a atmosfera especial desses centros de paraquedismo e ver paraquedistas experientes pousar à sua frente em manobras impressionantes!
Quando chega a sua vez, o instrutor o pega com sua bolsa de pára -quedas nas costas para levá-lo ao avião (“entrar no avião”). Muitas vezes, você vai correr em direção a ela para evitar queimar querosene desnecessariamente, pois o embarque quase sempre é feito com o motor ligado.
Quais aviões são usados no paraquedismo?
Os aviões utilizados no paraquedismo são principalmente Pilatus PC6-Porter (9-10 lugares), Cessna Caravan e Grand Caravan (15-18 pessoas) ou Cessna 206 (6 lugares). São aeronaves de altíssima performance e sólidas, particularmente bem conservadas e preparadas para realizar rotações de queda de paraquedas. Um avião pode, portanto, às vezes realizar mais de 30 rotações (decolagem-subida-liberação-aterrissagem) de 20 minutos em um dia. Ufa!
Entrando no avião
Durante a subida no avião para a altitude de queda, que geralmente dura cerca de quinze ou vinte minutos, o instrutor irá prender seu arnês duplo ao paraquedas com quatro pontos de fixação localizados no nível do ombro e do quadril. O salto é feito a uma altitude entre 3500 e 4000 metros. Cada instrutor tandem usa um altímetro no pulso e mostra o progresso da subida.
A pressão e o estresse costumam ser máximos durante esses longos minutos. Relaxe, respire, aprecie a paisagem oferecida pelo voo. Você notará que os potenciais paraquedistas experientes que estarão no avião de queda com você geralmente estão relaxados e calmos: eles aproveitam esse momento suspenso da subida de altitude, que constitui para eles parte integrante do ritual do salto de paraquedas . Faça o mesmo! É também uma oportunidade de questioná-los sobre sua prática, sua história no paraquedismo. Todos são entusiastas e terão o prazer de contar sobre seu primeiro salto ou uma experiência de paraquedismo. Eles também estiveram em seu lugar uma vez.
A configuração
Pouco antes de chegar à altitude de queda, os paraquedistas presentes irão se preparar, realizar as verificações finais de segurança, colocar seus capacetes e óculos de proteção, verificar seus altímetros. Em seguida, vem o ritual imutável de desejar um bom salto um ao outro. Todos (incluindo passageiros duplos, então você também!) desejam a todos um bom salto batendo palmas, um legado da época em que o paraquedismo ainda era perigoso.
– Salto
E então, quando a altitude de queda é finalmente alcançada, um dos paraquedistas experientes (ou um instrutor/cinegrafista) abre a porta lateral do avião. De repente, há barulho, muito vento entra na cabine e está frio (-25 graus Celsius) em relação ao solo). A pressão está no auge e, sem dúvida, você terá uma primeira grande descarga de adrenalina.
Se você não é o primeiro a pular, então você vê os outros pára-quedistas ou tandems saindo na sua frente se jogando da porta, é muito impressionante! Eles desaparecem como se fossem sugados pelo vento. Então é a sua vez de dar um passo à frente. Como o teto da cabine é baixo, você rasteja levemente com seu instrutor nas nádegas para alcançar a borda do avião. Seu instrutor fica no limite: você já terá as pernas no ar!
Nesse ponto, você coloca as mãos no arnês, coloca os pés sob a cabine do avião e puxa a cabeça para trás, arqueando naturalmente o corpo para adotar uma posição aerodinâmica de queda livre.
Se você escolheu essa opção, o paraquedista cameraman (que estava pendurado do lado de fora do avião) pula uma fração de segundo antes de você.
Então o instrutor se inclina para frente, no vazio, em direção à queda. Muito rapidamente, o vento criado por sua queda o carrega (como quando você coloca a mão na janela de um carro na estrada): você sente a força do ar sob você, que o sustenta como uma almofada de ar. Você não sente que está caindo.
– Queda Livre
À medida que você perde a velocidade horizontal dada pelo avião, sua queda livre se torna cada vez mais vertical. A queda livre dura entre trinta e cinquenta segundos. Atinge uma velocidade de 220 km/h após 8 segundos (esta é a velocidade terminal ). Depois do espanto de descobrir essa sensação, e do espanto de sentir que não está “caindo”, é hora de aproveitar a própria queda livre. O vento, a velocidade, a vista, é tudo muito rápido e, se não fosse o vento nos ouvidos, é tudo muito calmo e confortável.
Se você fez uma opção de vídeo/fotos com um videoman, ele voará na sua frente ou para o lado: sorria, você está sendo filmado! Pode pegar suas mãos ou circular em torno de você e do instrutor tandem.