Amantes da Liberdade

Qual é a Altura de um Salto de Paraquedas?

Índice

Que a sensação é incrível e a adrenalina é muita quase todo mundo sabe.

Mas e Sobre a Altura de um Salto de Paraquedas?

Saltar de paraquedas é uma sensação inexplicável para muitas pessoas, mas muitas ainda têm um certo receio por conta da altura ou segurança durante o momento do salto. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre altura de um salto de paraquedas para desmistificar algumas coisas. Se você nunca saltou antes, talvez ainda não tenha pensado com muita precisão sobre a altura de um salto de paraquedas, mas essa é uma informação muito importante a ser considerada, pois quanto mais alto for o salto, mais tempo de queda livre você poderá aproveitar. Portanto, se você é do time que gosta de saber tudo antes de qualquer coisa, aqui é o lugar certo para você!

Qual é a Altura de um Salto de Paraquedas?

Bom, vamos acabar com essa curiosidade o mais rápido possível, mas ainda tem muita coisa que você precisa saber, ok?

Altura básica: entre 8 a 12 mil pés;
Extrema: 14 mil pés;
Mais alto: 18 mil pés.
Isso significa que a altura de saída dos saltos mais comuns é de 10 a 12 mil pés, então prepare-se para chegar às alturas!

Já as maiores operações de paraquedismo que voam em aeronaves de turbina chegam a lançar paraquedistas entre 13 a 14 mil pés. Os outros saltos que chegam a alturas maiores do que as das operações são feitos acima de 15 mil pés e requerem o uso de oxigênio para evitar a hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais).

Quanto Tempo Dura o Voo no Avião?

Dentro do avião que lança os paraquedistas nós ficamos aproximadamente 15 minutos. E é nesse momento que ele atinge cerca de 12 mil pés de altura, que equivale a algo em torno de 3.650 metros.

Quanto Tempo Dura a Queda Livre?

Em média 1 minuto. Também é possível atingir velocidades de até 220 km/h.

Ao chegar a 1.500 metros de altura (aproximadamente 5.000 pés), o paraquedas é aberto e, então, é possível desfrutar de uma queda livre com uma paisagem sensacional que dura em torno de 5 minutos.

A maior parte das pessoas que pulam de paraquedas sentem que esses 5 minutos passam rápido demais, isso porque a adrenalina durante o momento do salto é muito grande, o que também varia de pessoa para pessoa.

Por que alguns saltam de 10 mil pés e outros de 12 ou 13 mil pés?
A altura de um salto de paraquedas pode variar, não existe uma regra que determina a altura exata para o salto, apenas a mais segura para evitar a hipóxia, mas fique completamente despreocupado(a) com isso. As aventuras de um Salto Duplo de Paraquedas jamais atingirá essas alturas extremas. Entretanto, a altitude de saída pode variar devido ao tipo de aeronave utilizada durante o salto.

Quanto Tempo Leva para o Paraquedas Abrir?

Depois de se jogar do avião, o paraquedas é acionado em torno de 45 segundos. Se o salto já passa rápido, imagina a abertura do paraquedas! Você provavelmente nem irá perceber.

Mas se ainda existe alguma preocupação quanto à segurança durante o salto, não se preocupe, saltar de paraquedas é muito seguro, e muito mais seguro do que as pessoas imaginam.

Todos os saltos contam com um paraquedas extra, mas é claro que é extremamente importante saltar com uma empresa de qualidade.

Quanto Maior a Altitude, Maior é o Perigo?

Não! Isso é um mito, já que a altitude, de forma contrária, é uma “amiga” do paraquedista.

Isso acontece por dois motivos principais:

Com mais altitude é possível aproveitar a queda livre por mais tempo;

Caso uma situação de emergência ocorra, o paraquedista tem mais tempo para agir.

Portanto, grandes altitudes só proporcionam mais momentos sentindo a adrenalina fluindo pelo corpo, o que é excelente para quem é viciado nela. Por incrível que pareça, a altura de um salto de paraquedas é um fator que garante mais adrenalina ao momento quando explorada.

O que acontece se o paraquedas não abrir?

Essa é outra dúvida bem comum por parte de quem tem interesse em saltar de paraquedas, mas não há motivo para preocupação. Se o paraquedas principal não abrir (situação que é muito rara, por sinal), o dispositivo reserva é acionado automaticamente.

Logo, por mais que o paraquedas apresente algum tipo de problema, o paraquedista estará totalmente seguro e poderá desfrutar da experiência com tranquilidade.

Como os paraquedistas sabem sua altitude? Encerramos esta com uma pergunta muito comum para quem não tem ideia de como saltar de paraquedas!

Os paraquedistas usam algumas ferramentas específicas e diferentes para determinar sua altitude durante um salto de paraquedas.

Essa é outra dúvida bem comum por parte de quem tem interesse em saltar de paraquedas, mas não há motivo para preocupação. Se o paraquedas principal não abrir (situação que é muito rara, por sinal), o dispositivo reserva é acionado automaticamente.

Logo, por mais que o paraquedas apresente algum tipo de problema, o paraquedista estará totalmente seguro e poderá desfrutar da experiência com tranquilidade.

Como os paraquedistas sabem sua altitude? Encerramos esta com uma pergunta muito comum para quem não tem ideia de como saltar de paraquedas!

Os paraquedistas usam algumas ferramentas específicas e diferentes para determinar sua altitude durante um salto de paraquedas.

Quais são as ferramentas específicas para medir a altitude?

A ferramenta utilizada para medir alturas é chamada de Altímetro. Existem basicamente dois tipos de altímetros, sendo o Altímetro de Pulso e o Altímetro Sonoro. Escolha abaixo qual deseja ver informações:

Agora que você já sabe quase tudo sobre a altura de um salto de paraquedas, vamos saltar?

Depois de saber de todas essas respostas, a altura que antes parecia assustadora agora pode até contribuir para mais emoção e adrenalina no salto!

Então se você curtiu, chegou a hora de encarar a experiência de saltar de paraquedas.

Vejamos agora o salto de Felix Baumgartner

O projeto levou anos para ser completado, e sua concretização vai ajudar muito na compreensão do corpo humano em grandes altitudes, e também vai ajudar a projetar sistemas de escape para naves espaciais. Um detalhe impressionante é que o projeto foi feito pela Red Bull, que com essa façanha, deixou o programa espacial de vários países no chinelo.

Eis que, dias atrás, foi divulgado o vídeo oficial do salto, registrado em Full HD por sete câmeras HERO2 da GoPro , colocadas na roupa de Felix Baumgartner e também na cápsula de onde ele saltou.

Além o salto, o vídeo também mostra o áudio de controle da missão, que foi coordenada por Joe Kittinger, o ex-Coronel da Força Aérea, que fez o último grande salto direto da estratosfera em 1960.

Existe uma modalidade militar de saltos chamada HALO (acrônimo para “High Altitude, Low Opening”), na qual o salto se inicia a altitudes entre 30 e 40 mil pés (10 a 14 mil metros), com oxigênio suplementar, com a abertura acontecendo a 800 pés ou 250 metros.
Esse tipo de salto demanda treinamentos constantes, com saltos diários entre 10 mil e 20 mil pés. Ainda assim, não acontecem problemas por exposição a radiação, como foi sugerido.

Nascido para voar

Felix nasceu em 1969, mas sua jornada começou verdadeiramente aos 16 anos, quando completou seu primeiro salto de paraquedas.

A emoção o sugou e ele continuou a desafiar a si mesmo com extremo paraquedismo. Ele logo pegou BASE jumping, outro esporte seriamente perigoso que envolve o paraquedismo ou o wingsuit voando de uma estrutura fixa ou um penhasco.

Felix passou a juntar-se aos militares austríacos, onde passou muitos anos aperfeiçoando seu salto de paraquedas e aprendeu a pousar em pequenas zonas-alvo.

Mais tarde, ele deixou o exército e, por um curto período, se sustentou reparando motocicletas.

Mas, Felix disse: “O ar é onde eu estou em casa!”.

Ele tem uma tatuagem no antebraço em fonte gótica que diz “Nascido para voar”.

A missão Red Bull Stratos

Felix foi para a Red Bull antes de chegar a ele – ele se aproximou da empresa de bebidas energéticas e pediu-lhes para patrociná-lo para fazer um salto BASE a partir da New River George Bridge de 860 pés em West Virginia, EUA. Eles se recusaram, mas um determinado Felix passou a fazer o truque independentemente.

 

Trinta e dois saltos BASE depois, a Red Bull concordou em patrociná-lo, dando início à sua carreira como um showman para a empresa.

 

Ele dominou o salto BASE e encontrou a fama por habilmente atirar-se de pontos de referência e edifícios mais altos do mundo na frente de câmeras. Mas: “Quero dizer, quantos edifícios mais altos do mundo você quer fazer? O conceito era sempre o mesmo”.

Felix buscou alturas ainda maiores e resolveu quebrar o recorde de 52 anos de Joseph Kittinger (EUA) para o maior salto de pára-quedas em queda livre. Com isso, o desafio final da Red Bull e da Baumgartner foi posto em movimento.

Relembrar é viver!

Quando se trata de saltos inovadores e de tirar o fôlego, é razoável dizer que existem muitos talentos espalhados por aí, pelo mundo afora. Para conseguir impressionar nos dias de hoje, você tem que fazer algo realmente incrível. Fred Fugen e Vince Reffet estão para provar justamente isso, com este salto em (grandes) alturas sobre o topo do topo do Mont Blanc.

Eles pularam de uma altitude de 10.000 metros sob temperaturas de -55ºC e ainda conseguiram realizar manobras sincronizadas durante os 40 segundos de queda livre. Tudo isso antes de finalmente puxar a cordinha do paraquedas e sobrevoar a maior montanha da Europa ocidental, contornando o cume – às vezes a apenas 10 metros de distância entre eles e o lindo paredão rochoso nevado.

“Estamos tão felizes que conseguimos. Foi um grande sonho, resultado de um ano e meio de preparativos. Foi um salto completo”.

Comenta Fred

Imagine o amigo paraquedista e leitor, saltar à noite, saindo da aeronave a 33 mil pés, numa temperatura ambiente de -50 graus Celsius, carregando entre 40 e 60 Kg de equipamento e armamento, executar uma queda livre controlada de quase dois minutos, comandando o paraquedas a 3 mil pés, pousando numa área não demarcada e não sinalizada. Tudo isso somente para iniciar o cumprimento de uma missão.

A técnica e os procedimentos descritos acima fazem parte de uma área única do paraquedismo militar, conhecido pela sigla HALO (High Altitude, Low Opening).

Os saltos HALO foram desenvolvidos pelos militares para operações secretas em território inimigo – o objetivo é impedir a detecção da aeronave e dos paraquedistas.

Obviamente não é um procedimento corriqueiro ou para ser executado por inexperientes, sendo normalmente efetuado por militares de forças especiais, com treinamento específico para esse tipo de infiltração.

Essa modalidade de salto começou a ser estudada de maneira mais organizada nos anos 60 do século passado, na esteira de uma série de pesquisas acerca das chances de sobrevivência de pilotos de combate que ejetavam em grandes altitudes.

De maneira similar ao componente humano, os equipamentos utilizados para saltos HALO são igualmente especializados. Roupas com isolamento térmico para suportar as baixíssimas temperaturas, sistemas de suporte à respiração, velames especialmente desenvolvidos para suportar as condições de abertura e navegabilidade, sistemas automatizados de comando de paraquedas, baseados em cápsulas aneróides e disparadores elétricos que permitem o comando sem que o paraquedista necessite desfazer a posição estável de queda livre são somente alguns dos itens que fazem parte da operação de um salto HALO.

No tocante aos riscos fisiológicos, os saltos HALO apresentam riscos especiais. Em altas altitudes (mais de 22.000 pés, a concentração de oxigênio na atmosfera da Terra é baixa e essa condição pode levar à hipóxia Além disso, uma ascensão rápida no avião de salto sem todo o nitrogênio liberado da corrente sanguínea pode levar à doença descompressiva.

Um salto típico de HALO normalmente demandará um período de pré-respiração (30 a 45 minutos) antes do salto, em que o paraquedista respira 100% de oxigênio para retirar o nitrogênio de sua corrente sanguínea. Além disso, como mencionado anteriormente, todo o equipamento de salto é equipado com cilindros de oxigênio para consumo imediatamente antes da saída da aeronave e durante o salto. Riscos adicionais podem vir de condições médicas que afetem o paraquedista, como por exemplo, tabagismo, uso de álcool e drogas (incluindo anti-histamínicos, sedativos e analgésicos), anemia, excesso de monóxido de carbono no sangue, fadiga e ansiedade podem levar a que um paraquedista esteja mais suscetível à hipóxia.

Além disso, problemas com o cilindro de oxigênio e durante a troca do pré-respirador para o cilindro podem resultar no retorno de nitrogênio à corrente sanguínea aumentando a probabilidade de doença descompressiva ou hipoxia. Isso pode acarretar a perda de consciência e, portanto, ser incapacidade de comandar seu paraquedas. Um atleta ou militar que sofre de doença descompressiva pode morrer ou ficar permanentemente incapacitado devido às bolhas de nitrogênio na corrente sanguínea.

Outro risco é da baixa temperatura em grandes altitudes. A uma altitude de 35.000 pés, com temperaturas ao redor –50 ° C o indivíduo e o equipamento podem sofrer congelamento. Para evitar essa possibilidade, os praticantes de HALO geralmente usam roupas de baixo de polipropileno e uma sobreposição de roupas em camadas para evitar isso, destacando-se atualmente o Goretex.

O primeiro salto de combate HALO conhecido ocorreu durante a Guerra do Vietnam, onde um Grupo de Comandos do time SOG Recon Team Florida efetuou um HALO de 18.000 pés diretamente sobre o Laos.

Desde então, a técnica HALO vem sendo utilizada em situações reais, principalmente por operadores de forças especiais dos EUA e Inglaterra.

O peso mínimo para um salto duplo de paraquedas é de cerca de 40 kg . Esta é uma das razões pelas quais o paraquedismo não é permitido para menores de 15 anos. Essa regra também é variável. Cabe ao instrutor modificá-lo em função das condições meteorológicas ou físicas do passageiro e seu estado geral de saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
sobre

A Voadores Brasil é um espaço dedicado a notícias e informações relacionadas ao mundo da Aviação, Esportes Aéreos e Radicais. Siga-nos nas redes sociais, acompanhe e participe desta nossa área, cuidada com muito carinho e destinada aos amantes do voo!

pesquisa
assuntos
Publicidade
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Publicidade